27.12.14

Desafio Literário: quero ler mais nacionais!

Você já parou para fazer um balanço de quantos livros nacionais leu durante o ano?

Fiquei triste ao ver que li pouquíssimos autores brasileiros durante o ano todo. :(
Então, para que isso não ocorra novamente, resolvi lançar o desafio "Quero ler mais nacionais!".


O Desafio é bem fácil! Consiste em você escolher, no mínimo, 6 livros nacionais para ler durante o ano.

Seis é um número bem razoável, não é mesmo?

Claro que, aqueles que conseguem ler muitos livros ao ano, podem (e devem) aumentar esse número para 12. Isto é, um nacional por mês!

Eu escolhi alguns livros que estão há um bom tempo em minha estante esperando para serem lidos. Optei por selecionar 12 livros para me desafiar. Tomara que eu consiga!!

Mas, seis, é o número mínimo ok?

Curtiu? Quer participar? Então faça o seguinte:

  • Deixe um comentário neste post com o seu nome (ou nick que usa na internet), link e título do seu blog!
  • Crie um post em seu blog contendo a lista de livros nacionais que você pretende ler no decorrer do ano.

Obs.: o Desafio é renovado a cada ano, ou seja, de agora em diante - todos os anos - você deverá ler no mínimo 6 livros nacionais. \o/

Então bora a ler livros nacionais!!!

Os meus escolhidos da vez são:

  1. Cinzas do Norte, de Milton Hatoum;
  2. 1808, de Laurentino Gomes;
  3. A Batalha do Apocalipse, Eduardo Spohr;
  4. A Hora da Estrela, Clarice Lispector;
  5. A Paixão Segundo G. H., também da Lispector;
  6. Gabriela, Cravo e Canela, do Jorge Amado;
  7. Incidente em Antares, Érico Veríssimo;
  8. O Continente, Érico Veríssimo;
  9. Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis;
  10. Estação Carandiru, Drauzio Varela;
  11. O homem que calculava, Malba Tahan;
  12. Auto da Compadecida, Ariano Suassuna.

E você? Já escolheu os seus?
Corre e monte a sua lista logo!! Nada de ficar chupando dedo por mais um ano!

Aí vai o selinho do Desafio caso queira colocar em seu blog. ;) 



*** BLOGS PARTICIPANTES DO DESAFIO ***

  1. Pensamento Tangencial - Angélica Roz
  2. Open Page - Carol D.
  3. Da Imaginação à EscritaSamantha Rosa
  4. Ponto cruz ponto com misses e literatura - Vera Lúcia
  5. Livros e Chocolate Quente - Andressa
  6. Garota Indecisa - Tamires
  7. Organizando Histórias - Sarah Costa
  8. Tag Literária - Ana
  9. Feita de Instantes - Fernanda
  10. Eterno Encanto - Taynara
  11. Sonhos de Algodão - Carol Luca
  12. SEU BLOG
  13. SEU BLOG



33 comentários:

  1. oi, Angélica!
    O desafio é muito bom. Somente não participo porque não quero mais me "obrigar" a ler nada. Tô aproveitando minha liberdade literária ao máximo. HAHAHA
    Mas, olha, eu gostaria de ler mais... Até agora li poucos e nenhum me agradou de verdade. Fico chateada porque acho que a gente deve valorizar o que é nosso. Quero encontrar um autor ou autora que eu fique apaixonada e só mesmo lendo mais pra conhecer, né?
    Pra 2015 só tem um que vou ler com certeza: "Eu só queria ser uma mulher normal". O título (e capa) são engraçadíssimos, espero me divertir bastante com esse.

    Beijão,
    Jana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jana!

      Liberdade literária é tudo de bom!!
      Também estou nessa fase! \o/

      Não conheço esse livro... :s Depois me diz se é bom?
      Concordo com você quanto aos livros brasileiros... Eu também andei me decepcionando.
      Mas acho que estamos procurando dicas de bons livros nacionais nos lugares errados, sabe? Um site que pego boas dicas é no blog da Companhia das Letras.
      Um autor que acho maravilhoso, super top!, é o Milton Hatoum. Você já leu alguma obra dele?
      Também tem o Rapahel Draccon, o Eduardo Spohr... ainda não li nada deles. Mas parece ser bom! Ah, e também tem os livros do Jô Soares e do Luís Fernando Veríssimo que são super divertidos! :D
      E, se você gosta de livros que seguem o estilo "fofo", tem os da Paula Pimenta e os da Carina Risse. Eu li ambos e não gostei. Achei muito bobinhos... Não fizeram o meu estilo de leitura. Mas a maioria das meninas adora.

      Enfim... espero continuar acreditando que eu estava procurando bons livros no lugar errado. Na blogosfera literária só encontramos autores - que são na sua grande maioria ruins - querendo se lançar. E blogueiros dizendo que os livros são espetaculares para ajudar a vendê-los. Então não confio... :/

      Beijãooo!! =^.^=

      Excluir
  2. Oi Angélica tudo bom? Adorei a sua ideia! Acredito que é sempre muito importante incentivar a leitura dos livros nacionais que, ainda bem vem ganhando espaço na estante dos leitores, rs! Vou divulgar lá no Open Page e pretendo participar também :D

    bjs!
    Carol D. (Open Page)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!

      Oba! Bacana! Obrigada por ajudar a divulgar!
      Vou colocar o seu blog ali na lista.
      Mas, caso mude de ideia, é só falar. :)

      Beijos!

      Excluir
  3. Oi.
    Eu não sou muito de participar de desafios, mas sim eu pretendo ler mais nacionais porque sempre encontro algo supreendente.
    Já li Dias Perfeitos, foi meu primeiro contato com o Raphael, e foi das melhores leituras desse ano.
    Li também Fim, e A Batalha do Apocalipse comecei a ler.
    Mas na minha lista tem inúmeros autores nacionais que ainda pretendo conhecer.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Paty!
      Não dá para desistir! Tem muito livro bom por aí de autores que não conhecemos...

      Beijos!!

      Excluir
  4. Oi Angélica, deste desafio eu não vou participar, pois já procuro ler pelo menos 1 nacional por mês. Tem mês que leio mais. Espero que você consiga ler estes e outros nacionais.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Rose!
      Depois me passa umas dicas de bons livros, por favor?

      Beijos!

      Excluir
  5. Oi Angélica!

    Não vou ficar de fora! Vou aproveitar que estou fazendo uma maratona de férias, e nela tem livros nacionais, então vou incluir para o desafio. :D

    Samantha Rosa
    Da Imaginação à Escrita
    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaaa!! \o/
      Então vamos lá Sammy!

      E o que você ler de nacional legal, me avisa por favor?
      Assim temos a possibilidade de conhecer mais livros bacanas! :D

      Beijos!

      Excluir
    2. Quero ler os seguintes (vou listar seis por enquanto, rs):

      Sonhos - Mari Scotti
      Uma janela Fechada - Ignez Scotti
      Picta Mundi - Gleice Couto
      Memórias da Lua Cheia - Andressa Andrião
      Sombras da Primavera - Keila Gon
      Sementes no Gelo - André Vianco

      :)

      Excluir
    3. Que legal Sammy!
      Vou aproveitar para olhar alguns dos títulos que você citou no Skoob! :D

      Excluir
  6. Oi Angélica, estou aderindo ao desafio, como esse ano resolvi participar de três desafios fiz os três num post só. Estou colocando o link pra você fazer uma visita.
    http://pontocruzpontocommisseseliteratura.blogspot.com.br/2015/01/desafios-desafios-e-mais-desafios.html
    Beijos e tudo de bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Bem-vinda ao Desafio Vera!! \o/
      Espero que consigamos dar conta de tanta leitura! :D
      Beijos!

      Excluir
  7. Ahhh que notícia boa! Inclua meu lançamento nessa lista então! hahahahaha
    Tô lançando meu segundo livro e agora pela Editora Cata-Vento, é uma fantasia. Passa lá no blog pra ver! Acho que vai te agradar!

    Vi que vc abandonou as Editoras, nossa deve ser difícil fazer isso... Eu queria só a Intrínseca, mais nada!!!! Já estaria feliz da vida!

    Feliz ano novo pra vc! Muita energia renovada e coisas boas para esse ano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila! Saudades de você!! :D
      Nossa, que legal! Depois irei lá conferir!!

      Quanto às editoras... que nada! Foi um grande alívio! Parceria é sinônimo de escravidão, leitura de muitos lançamentos e pouca qualidade literária. Cansei disso... Isso vale a pena para os adolescentes que estão iniciando nesse universo literário.

      Obrigadão! Feliz Ano Novo para você também!!
      Que 2015 seja um ano de muito sucesso! \o/

      Beijos!

      Excluir
  8. Oi Angélica

    Estava esperando aparecer ou encontrar algum desafio que fosse legal e fácil de cumprir e gostei do seu tenho vários livros parado na estante nacional e quero muito ler talvez fazendo este desafio eu consiga finalmente ler eles.

    Vou participar!

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Andressa!
      Seja bem-vinda ao Desafio!
      Estou com o mesmo "problema" que você... O Desafio me deu uma boa motivada! No ano passado li somente um nacional. :s E, neste mês, devido ao Desafio, já li quatro! :D
      Beijos!!

      Excluir
  9. Eba eu AMEI <3
    Em 2014 li apenas 6 internacionais o restante tudo Nacional *-*
    Nunca participo de desafios, mas desse é Claro que eu estou dentro desse desafio! o/

    Nome: Tamires
    Blog: Garota Indecisa
    Link Blog: tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires!!
      Seja bem-vinda!
      Nossa, que legal! :D Então esse Desafio será moleza para você!!
      Beijos!

      Excluir
  10. Oi Angélica,
    Como estou começando um blog literário resolvi procurar alguns desafios. E também como não costumo ler muitos livro nacionais optei por esse desafio.
    Então estou participando.

    Nome: Sarah Costa
    Nome do blog: Organizando Histórias
    Link do blog: organizandohistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sarah! Que legal!
      Seja bem-vinda!! :D
      Beijos!

      Excluir
  11. eba, mais um desafio! :D

    vou participar sim! já coloquei o selinho no blog e montei minha lista inicial. agora é procurar indicações de literatura nacional pra esse lista só crescer. <3

    beijo!

    Ana I blog Tag Literária I tagliteraria.wordpress.com

    ResponderExcluir
  12. eba, mais um desafio! :D

    vou participar sim! já coloquei o selinho no blog e montei minha lista inicial. agora é procurar indicações de literatura nacional pra esse lista só crescer. <3

    beijo!

    Ana I blog Tag Literária I tagliteraria.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Oba!! \o/
      Então bora a ler mais nacionais!! :D
      Bem-vinda ao desafio!
      Beijooo!

      Excluir
  13. Adorei, estava mesmo querendo um desafio que me fizesse buscar por livros nacionais! Vou participar sim, bela iniciativa.

    Meu nome é Fernanda e eu sou do blog Feita de Instantes (http://soufeitadeinstantes.wordpress.com)
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda!! Oba! \o/
      Bem-vinda ao desafio!! :D
      Bjs!

      Excluir
  14. Olá Angélica,
    Assim que vi seu desafio me apaixonei, já adicionei ele ao meu blog, escolhi alguns livrinhos mais populares, não sou chegada a nacionais, por isso mesmo me desafiei.
    Beijos, adorei seu blog, já estou seguindo, convido você a conhecer meu cantinho!
    Taynara Freitas
    http://blogeternoencanto.blogspot.com.br/2015/01/projeto-quero-ler-mais-nacionais.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taynara!
      Que legal que você tb irá participar.
      Já coloquei o seu nome da lista. Bem-vinda!! :D
      Bjs!

      Excluir
  15. Resolvi participar deste desafio também, além do "Quero ler mais clássicos". Meu nome é Ana Carolina, mas pode me chamar de Carol Luca. Sou dona do blog "Sonhos de Algodão" http://blogdacarolluca.blogspot.com.br/
    Esta quarta saí um post falando da minha participação neste e em outros desafios http://blogdacarolluca.blogspot.com/2016/01/desafio-literario-2016-e-outros-desafios.html. E na sexta saí a lista de livros. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol! Seja bem-vinda ao desafio!! Vou adicionar o seu blog ali na lista de participantes. :) Bjss!

      Excluir
    2. O link é este: http://blogdacarolluca.blogspot.com.br/p/desafio-quero-ler-mais-nacionais.html

      Um beijo, Carol Luca <3

      Excluir
  16. opa vamos lá também quero participar. Tenho um monte de livros nacionais pra ler esse ano. Várias parcerias foram fechadas.
    http://livrosgrandeamor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comente, participe dos bate-papos que rolam por aqui!!