31.12.15

Retrospectiva Literária 2015

Aeee galera!! Chegou o dia da nossa Retrospectiva Literária!

Para quem chegou aqui agora e está boiando no que está acontecendo, calmaaa!! Eu vou explicar! :D


Retrospectiva Literária é uma “postagem coletiva”, promovida pelo blog, que ocorre anualmente. Vários blogs se reúnem e criam um post no mesmo dia - 31/12 - fazendo uma retrospectiva de suas leituras realizadas durante o ano.

A Retrospectiva já está em seu sexto ano - sim, estamos ficando velhos!! - e tem por finalidade propiciar que os leitores vorazes façam um balanço dos livros lidos durante o ano e, através de suas respostas, planejem o ano seguinte. E não é só isso! Através da Retrospectiva Literária os blogueiros tem a possibilidade de divulgar o seu blog, conhecer outros fanáticos por livros e fazer troca de muitas dicas bacanas de leituras! :D


CLIQUE AQUI e conheça os participantes da Retrospectiva Literária 2015.


Agora chega de blá, blá, blá e vamos às respostas!


*  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  * *  *  *  *  *  *  *

RETROSPECTIVA LITERÁRIA 2015


1) A aventura que me tirou o fôlego: Viagem ao Centro da Terra (Julio Verne)

2) O terror que me deixou sem dormir: A Ilha do Dr. Moreau (H.G. Wells)

3) O suspense mais eletrizante: 


Não achei eletrizante, mas foi um dos poucos suspenses que li e que vale a pena ser mencionado… Saco de Ossos (Stephen King).

4) O romance que me fez suspirar: 


Um romance delicioso! Divertido e com muitos clichês, claro. :p Muito mais que uma princesa, de Laura Lee Guhrke.

5) A fantasia que me encantou: hum… nenhuma. Li pouquíssimos livros de fantasia neste ano.

6) A saga que me conquistou: Maze Runner (James Dashner)


Eu adorei o primeiro livro Correr ou Morrer, o segundo - Prova de Fogo - gostei menos que o primeiro e, o último - A Cura Mortal - deixou muito a desejar. Mas, de qualquer forma, achei a trilogia viciante!

7) O clássico que me marcou: 


É impossível não se apaixonar ainda mais por Paris, ao ler Paris é uma festa, de Ernest Hemingway.

8) O livro que me fez refletir: 


Na verdade, foram três: o livro budista Os Portões da Prática Budista (Chagdud Turku Rinpoche) e dois clássicos maravilhosos - Fahrenheit 451 (Ray Bradbury) e A Insustentável Leveza do Ser (Milan Kundera).


9) O livro que me fez rir: 


A extraordinária viagem do faquir que ficou preso em um armário Ikea, de Romain Puértolas, é fabuloso! Divertido, sarcástico, irônico! Leitura que vale super a pena! Confira a resenha aqui.

10) O livro que me fez chorar: nenhum… Mas, um que conseguiu me emocionar foi Neve na Primavera, da Sarah Jio.


11) O livro que me decepcionou: 


Todo mundo amou e eu não gostei... Outlander - A Viajante do Tempo, de Diane Gabaldon.
Achei Outlander um livro perfeito para as amantes de livros eróticos. Mas, eu, que os detesto, não o suportei por causa disso. A premissa do livro prometia e a sua fama mais ainda! Contudo, não passa de um romance erótico disfarçado de romance histórico... Pode ser que um dia eu dê chance ao restante da saga. Mas, por enquanto, estou verde!

12) O livro que me surpreendeu: sempre tive um pouco de preconceito com os livros da Julia Quinn. Para mim, não passavam de livrinhos para mulher com dois neurônios que se amarram em livros bobos e cheios de clichês. Mas, um dia, sem nada para fazer, e com vontade de ler algo leve, resolvi dar uma chance à autora... E não é que me surpreendi?! Li O visconde que me amava e achei uma delícia de leitura!

Apesar de ser leviano, repleto de clichês e bemmm "mulherzinha", eu adorei! Enfim... Acho que eu também só tenho dois neurônios. :p

13) O livro que devorei: 


Um dos livros mais fofos que já li: Passarinha, de Kathryn Erskine.

14) O livro que abandonei: Não cheguei a abandonar nenhum livro. Mas, 2015, foi o ano em que mais iniciei leituras e não dei continuidade. Fui deixando para depois, pegando outros na frente e as leituras ficaram inacabadas. No entanto, pretendo retomá-las.


15) A capa que amei:


Não é só a capa... O livro inteiro lindo demais! O Mundo de Downton Abbey, de Jessica Felowes, não é somente uma obra para os fãs dessa bela série - assim como eu. o/ É, também, um belo guia de História!

O livro é em capa dura e as suas páginas são repletas de belíssimas fotografias. Simplesmente perfeito!




16) O thriller psicológico que me arrepiou: só li um livro nesse estilo e não achei muito bom...

17) A frase que não saiu da minha cabeça:

[…] a definição de um verdadeiro amigo não é uma pessoa que te ajuda quando você está passando por maus bocados. Qualquer um pode fazer isso. A verdadeira amizade, é quando alguém pode apreciar a sua felicidade, até celebrar sua felicidade, mesmo quando ele mesmo não está feliz.

Personagem “tia Bee”, página 165, do livro Neve na Primavera de Sarah Jio.

18) O(a) personagem do ano: o próprio Hemingway, em seu livro Paris é uma festa.


19) O casal perfeito: Lucia e Sir Ian Moore, livro Muito mais que uma princesa, de Laura Lee Guhrke.

20) O(a) autor(a) revelação:

21) O(a) autor(a) que mais esteve presente entre as minhas leituras: James Dashner (li três livros do autor), Jojo Moyes (li dois livros) e Rainbow Rowell (dois livros também). 


Mas o meu amadinho continua sendo o Francesc Miralles, apesar de eu ter lido somente um livro dele neste ano.


22) O gênero literário que mais li: romance

23) O gênero literário que preciso ler mais: suspense

24) O melhor livro nacional: li vários livros nacionais neste ano. Contudo, nenhum me marcou. :s

25) O melhor livro que li em 2015: Ahhh, agora sim!!!


Sem sombra de dúvida o melhor livro que li foi A Rainha Branca, de Philippa Gregory. A escrita da autora é impecável! Um romance histórico que flui naturalmente, fazendo com que você fique grudado em suas páginas. Amei!

26) Li em 2015 …43…. livros.

27) A minha meta literária para 2016 é: 

Seguir diminuindo a pilha de livros não lidos em minha estante. Ler mais clássicos e autores ganhadores do Nobel. Pois, são leituras que valem a pena! Inesquecíveis!


E que venha 2016!!!!! \o/

Um Feliz Ano Novo para todos!
Que 2016 seja um ano repleto de muitas realizações e bons livros para todos nós! :D



18 comentários:

  1. Hey, amei o post ... ia lendo e pensando "preciso comentar sobre esses livros" , então ... Não li quase nenhum da lista, mas quero ler MUITOS ... não sabia que Oulander era erótico (ou que tem um "q" erótico), mas tenho muita curiosidade ... também quero muito ler , Hemingway, Kundera e Verne e desejo aquele livro de Downton Abbey <3 , feliz 2016. :*

    www.monicadk.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mônica!! Leia logooo Hemingway, Kundera e Verne! Pelo o que conheci de você em seu blog, acredito que irá adorar! :D
      Nada como um clássico! <3
      Obrigada! Feliz 2016 para você também!! :)

      Excluir
  2. poxa não li quase nada da sua retrospectiva a não ser neve na primavera.
    vou anotar aguns pra dar uma olhada depois :3
    <3 adorei sua retrospectiva. to comentando na de todo mundo. quero ver o que o povo gostou.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice! Vou lá no seu blog conferir as suas respostas também. :D
      Beijos!

      Excluir
  3. Oie,
    Interessante tuas respostas, bem eu não consigo gostar de king, então nem vou falar nada sauhsua...e gente acho que meu problema com king deve ser parecido com o teu com Outlander, porque eu li e amei. Philippa é muito bom mesmo, pena eu só ter lido um livro da série até hoje. Nem sei quando voltarei a ler. Paixão Índia li a muito tempo, não sei se teria o mesmo efeito que teve na época para mim hoje.

    Obrigada pela retrospectiva...que eu amo fazer todo ano.

    Feliz 2016 cheio de saúde, paz, mor, alegrias, sucesso e boas leituras.
    Beijos
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elis!! Acho meio complicado comparar o King com a Gabaldon... Pois, são estilos muitooo diferentes. Um escreve terror, suspense e o outro escreve romances... Então fica difícil traçar um paralelo. Mas gosto é gosto... E os meus gostos são doidos mesmo. :p Hehehe!
      Nem me fala... preciso terminar de ler Paixão Índia. Comecei, mas não dei continuidade. O.o
      Obrigada!! :D Um feliz 2016 para você também!!
      Beijão!

      Excluir
  4. Angélica de Deus hahaha preciso pra ontem esse livro de Downton Abbey <3
    De todos que tu mencionou eu só li Hemingway e Kundera, amo! Nós temos um gosto literário meio diferente eu acho, mas é sempre legal pegar dicas :D
    Boas leituras pro ano que vem!
    Bjuss!

    http://hippiegrungerajneesh.blogspot.com.br/2015/12/retrospectiva-literaria-2015.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa! Hemingway e Kundera são maravilhosos né?
      Pois é... Também notei que temos gostos diferentes. :p Mas, mesmo assim, peguei várias dicas suas lá no seu blog. Hoje mesmo recebi o livro Quero ser vintage através de uma troca realizada no Skoob. Adivinha quem me influenciou a solicitar esse livro? Hehe!
      Beijos! Feliz 2016!!

      Excluir
  5. Esses livros sobre séries costumam me decepcionar, mas eu fiquei com uma vontade tão grande de ler o de Downton Abbey <3 Adorei a sua lista porque está cheia de recomendações de livros que não li ainda. Li um conto do Hemingway este ano e agora quero muito ler Paris é uma festa. Quem não pode ir à paris, né... Certeza que vou voltar aqui depois para procurar o que ler em 2016. Beijão!

    starbooks.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luisa! Esse livro sobre Downton Abbey é lindo demais! Vale a pena!!
      E Paris é uma festa é tudo de bom! LOVE!!!
      Beijos! Feliz 2016 para você!!

      Excluir
  6. Olá, ainda bem que você deu uma chance para os livros da Julia Quinn, haha, estou lendo a série e amando! Gostei bastante de O visconde que me amava. Sou louca por todos os livros da Jojo Moyes, esse ano li Um mais um e ela mais uma vez me surpreendeu! Gostei muito de participar da retrospectiva :)

    Te desejo um feliz 2016, com muitas realizações.
    http://queremosmaislivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora! Achei uma fofura os livros da Julia Quinn! Pretendo ler o restante da série... :) E Jojo Moyes é tudo de bom, né?
      Obrigada por ter participado da Retrospectiva! \o/
      Espero que você apareça por aqui mais vezes. :)
      Beijos!

      Excluir
  7. Oi Angélica, tudo bem??

    Adorei a sua retrospectiva... desses eu só li "Correr Ou Morrer" e gostei bastante, e nossa, amoo "Passarinha" para mim é um livro lindo e cheio de ensinamentos. Quero ler mais livros do Stephen King e "Saco de Ossos" chama a minha atenção! Tenho muita vontade de ler "Neve na Primavera".

    Não curto muitos romances de época, mas que legal que você deu uma chance a Julia Quinn e acabou gostando!!

    Feliz 2016!! Que seja um ano de muitas realizações!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa!
      Correr ou morrer é viciante né?
      Ownnn! Passarinha é fofo demais! Uma delícia de leitura!
      Beijos! Um feliz 2016 para você também!!

      Excluir
  8. Os livros da Jojo são incríveis! Era pra eu ter lido dois dela, mas não deu tempo :(. Mesmo assim acho uma escritora sensasional! Nossa não sabia que Outlander era um livro voltado pro erotismo O.o. Passarinha já li a sinopse e fiquei muito curiosa com a leitura. E Maze Runner está na minha lista há um bom tempo e ainda não li nenhum. Só assisti o primeiro filme. Quem sabe esse ano né rs.
    Um ótimo 2016 e muito sucesso!
    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana! Eu também adoro a Jojo!
      Pois é... Não gostei de Outlander justamente por isso. Não tenho paciência para livros eróticos.
      Passarinha é um dos livros mais fofos que já li! Acho que você vai adorar! :D
      Beijos! Um feliz 2016 para você!!

      Excluir
  9. Olá!
    Gostei muito das suas escolhas!
    E adorei o gato em cima dos livros =)
    As minhas escolhas estão aqui
    Bom 2016

    O Prazer das Coisas | Facebook | Youtube | Goodreads

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tita!! Sofro desse mal aqui em casa... Sempre tem gatos em cima dos meus livros! O.O Hehe!
      Vou lá espiar as suas respostas. :)
      Beijos!

      Excluir

Comente, participe dos bate-papos que rolam por aqui!!